Conheça as vantagens de ter móveis com vidro laqueado

Maio 2022

Conheça as vantagens de ter móveis com vidro laqueado

Têndencias

Nos últimos anos, muitas pessoas buscaram inovar o estilo e a decoração de casas e apartamentos, e uma das alternativas encontradas e que virou tendência foi a utilização do vidro laqueado, também conhecido como vidro pintado. Podendo ser instalado tanto em paredes quanto em móveis, sua praticidade e modernidade faz com que o vidro laqueado seja um dos mais procurados no mercado moveleiro.

 

Contudo, ainda há muitas pessoas que desconhecem as vantagens desse tipo de vidro, nem como esse material é fabricado, por isso, a JJI Vidros preparou esse conteúdo para ajudar você a entender mais sobre o vidro laqueado.

O que é vidro laqueado?

Os vidros laqueados são materiais de vidro comum tipo float, que recebem uma tinta chamada de laca no processo, garantindo coloração no vidro.

A laca é um tipo de acabamento feito em móveis de diversos tipos de materiais, tendo em vista selar a superfície do material e com isso eliminar riscos, emendas, ranhuras e imperfeições.

Tipos de vidro laqueado

Os vidros laqueados podem ser divididos em dois tipos: os de pintura a frio e os serigrafados. Vamos conhecer mais um pouco sobre cada um deles? 

vidro laqueado

Vidro laqueado "pintado a frio"

No processo de fabricação do vidro laqueado pintado a frio, a tinta é aplicada em toda a extensão do vidro, ainda nas fábricas, passando posteriormente por uma lavagem feita com álcool isopropílico. Além disso, alguns modelos recebem o processo de temperamento, agregando ainda mais a característica de segurança. Esse tipo de vidro pode ser beneficiado com o corte.

Vidro laqueado "printado a quente"/serigrafado

Já no processo de fabricação do vidro laqueado pintado a quente, é utilizado o processo de serigrafia onde o vidro recebe uma aplicação em esmalte cerâmico em pasta hidrossolúvel, passando posteriormente pelo processo de têmpera para que a cor se fixe melhor. Neste caso, o vidro pode receber diversos padrões de desenhos, gravados em uma tela e transferidos para a peça de vidro, através de emissão luminosa. Após ser serigrafado, o vidro não pode mais ser cortado ou beneficiado.

Cores do vidro laqueado

Os vidros laqueados de pintura a frio podem ser encontrados nas cores branco, preto e vermelho. Já os vidros laqueados de pintura a quente podem ter as mais variadas cores, conforme a disponibilidade da tinta no mercado.

Quais as vantagens de ter móveis com vidro

Ao optar por móveis com vidro laqueado, você procura benefícios que outros tipos de móveis não são capazes de proporcionar. Sendo assim, separamos algumas vantagens que você terá ao adquirir esse tipo de móvel:

1. Alta durabilidade
2. Cobertura homogênea e brilhante
3. Resistência à abrasão
4. Impermeabilidade
5. Fácil manutenção
6. Maior resistência nos móveis

Aplicações

Os vidros laqueados são usados, principalmente, nos ambientes internos, como revestimentos de parede, divisórias, móveis e decoração em geral. Muito usado em portas e superfícies, é um dos materiais preferidos na cozinha pela beleza e também pela facilidade na limpeza. Seu aspecto contribui para que a cozinha fique com aspecto mais limpo e em algumas aplicações, facilita a visibilidade de utensílios. Outra possibilidade são as divisórias de ambiente, principalmente quando usam os vidros serigrafados com diferentes desenhos.

Como limpar vidro laqueado?

Uma dica infalível de como limpar móveis com vidro laqueado é passar um pano seco e macio diariamente, evitando que a poeira se acumule. Agora se o vidro apresenta manchas e sujeiras que só com o pano não sai, siga o passo a passo abaixo e remova as manchas do seu vidro.

Passo 1: Umedeça um pano com água e detergente neutro e passe sobre o móvel. 
Passo 2: Utilize um pano úmido para retirar o sabão. 
Passo 3: Agora utilize um pano limpo e seco para secar o móvel.

Dicas de móveis com vidro laqueado

Agora vamos te dar algumas dicas de utilização de vidro laqueado para você utilizar na produção de móveis.

Mesa com vidro laqueado branco

A mesa de vidro já é um clássico atemporal. Ultimamente, este item tem ganhado novos contornos modernos com a utilização de vidro laqueado. 

A mesa com vidro laqueado branco é uma ótima opção para quem deseja trazer sofisticação e modernidade à decoração.

Armário de cozinha com vidro laqueado preto

O armário de cozinha deve transmitir, além de organização, o conceito de sofisticação e contemporaneidade. 

O vidro laqueado preto tem sido um dos acabamentos mais solicitados para finalização de cozinhas. Além de lindo, o revestimento é resistente e fácil de limpar, com propriedades inclusive autolimpantes.

Mesa de centro com vido laqueado vermelho

A mesa de centro é um móvel funcional e clean que combina com uma variedade de conceitos e estilos decorativos, sobretudo propostas minimalistas.

A mesa de centro com vidro laqueado vermelho passa a ser expressão de beleza, charme e elegância. O vidro laqueado vermelho dá personalidade ao móvel e rende um aspecto impecável, perfeito para quem gosta de opções sofisticadas e exuberantes.

Existe uma infinidade de formas de uso do vidro laqueado em móveis. Tudo dependerá da sua necessidade.

Onde encontrar vidro laqueado?

Uma decoração moderna e cheia de estilo precisa de materiais que proporcionem versatilidade e sofisticação. O vidro laqueado ou vidro pintado, como é mais conhecido, é ideal para quem busca inovar o ambiente e ainda sim, garantir conforto e praticidade.

Quer comprar vidro laqueado, mas não sabe onde encontrar? 

Nós temos a solução para você. Aqui na JJI Vidros, você encontra o vidro laqueado ideal para o seu projeto, disponível nas cores, branco e preto - clássicas e cheias de elegância, e no vermelho - vibrante e moderno. 

Conte também com a nossa ampla linha de vidros. Trabalhamos também com o processo de lapidação e corte do vidro. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e solicite um orçamento.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e até a próxima!

 

 

Posts Relacionados