Como fazer a manutenção e limpeza de sistemas de envidraçamento?

Julho 2022

Como fazer a manutenção e limpeza de sistemas de envidraçamento?

JJI Vidros

A aplicação do vidro é um processo que, como vimos em “Dicas para não errar mais na aplicação de vidros”, demanda muito cuidado e atenção. Entretanto, após aplicado, o vidro necessita de cuidados, limpeza e manutenção periódicas para que o mesmo mantenha suas qualidades e dure por um longo período.

Este conteúdo, produzido pela JJI Vidros, é para ensinar como fazer manutenção de sacadas de vidro e como fazer corretamente a limpeza de vidros de sacadas

Por que fazer manutenção em vidro de sacada?

limpeza de vidros de sacadas

A manutenção é um processo bastante importante para manter a segurança, qualidade e durabilidade dos materiais empregados na sacada de vidro. Além disso, a manutenção de vidro de sacada garante que o mesmo tenha sido feito seguindo as regulamentações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR 16.259.

A manutenção tem por objetivo corrigir falhas adquiridas devido ao mau uso, substituir produtos de má qualidade e adequar a quantidade de pontos de fixação dos vidros. 

No conteúdo “Dicas para não errar mais na aplicação de vidros”, a JJI Vidros explica a importância de utilizar produtos e acessórios de qualidade na aplicação de vidro. Vem conferir!

Quando for realizar manutenção de vidro de sacada, chame uma equipe profissional de qualidade para evitar possíveis transtornos.

Como limpar vidro de sacada?

Aprenda a fazer a limpeza de vidros de sacada com 6 dicas super fáceis que vão te ajudar a manter o brilho do vidro impecável.

1ª Dica - Aspire o pó dos trilhos

Antes de começar a limpeza de vidros de sacada, jogando água e sabão por todos os lados, você deve aspirar o pó dos trilhos. Isso mesmo, os trilhos acumulam sujidades que prejudicam o deslizamento do sistema e, com o tempo, essas sujeiras encrostam dificultando a sua remoção. 

A realização desse primeiro passo ajuda na conservação da vida útil dos sistemas de roldanas, evitando a troca precoce das ferragens.

2ª Dica - Prepare uma mistura de água com detergente neutro

Feita a limpeza dos trilhos, é hora de fazer a misturinha para limpar o vidro de sacada. Em um borrifador, misture 500ml de água com 4 gotas de detergente e aplique no vidro. Essa misturinha é a melhor solução para uma limpeza eficiente, porque além de remover a sujeira, não mancha os vidros! 

Contudo, se o vidro estiver muito sujo, acrescente meio copo de vinagre para remover a gordura, maresia e sujeiras encrostadas.

3ª Dica - Utilize duas flanelas para secar os vidros

limpeza de vidros de sacadas

A limpeza de vidros de sacadas para ser de qualidade deve ter um processo de secagem rápida e eficiente. Para que isso ocorra, é fundamental utilizar duas flanelas secas. Logo após borrifar a solução de água com detergente neutro diretamente no vidro, pegue uma das flanelas para retirar as sujidades e, com a outra, seque-o.

4ª Dica - Monte um cronograma de limpeza de vidros

É muito importante que você tenha controle de todas as limpezas e manutenções feitas. A dica é criar um cronograma de limpeza de vidros da sacada, assim você terá mais controle e saberá quanto tempo dura a limpeza.

5ª Dica - Não utilize materiais abrasivos

Por vezes, por não ter o detergente neutro, utilizamos outros produtos que temos disponível, o que é um erro. Por isso, recomendamos que, para manter a qualidade e durabilidade do vidro e ferragens, evite utilizar materiais abrasivos, como água sanitária, saponáceos, esponjas de aço, etc. na limpeza de vidro de sacada

A utilização de objetos cortantes ou perfurantes, produtos derivados de petróleo e produtos ácidos ou alcalinos na limpeza de vidros de sacada podem manchar ou tornar opacas as superfícies.

6ª Dica - Não aplique óleos e graxas

Você sabia que os sistemas de articulações e roldanas possuem uma camada deslizante? Pois é, em hipótese alguma, aplique óleos e graxas nesses sistemas, pois estes produtos contêm em sua composição componentes que não são compatíveis com os materiais utilizados na fabricação do sistema.

A limpeza de vidro de sacada é um processo bastante importante para que manutenções sejam requeridas. Agora que você sabe como limpar vidro de sacada, a JJI Vidros te convida para conhecer mais sobre os nossos produtos, clicando aqui.

 

 

Posts Relacionados