Dicas para não errar mais na aplicação de vidros

Julho 2022

Dicas para não errar mais na aplicação de vidros

JJI Vidros

No ramo da vidraçaria, não basta saber apenas qual vidro escolher para determinado projeto, é preciso saber quais medidas e materiais são necessários para a instalação do vidro. Após uma breve análise, reunimos neste conteúdo 7 dicas de como proceder para evitar erros e executar de forma adequada e segura a instalação desse material. Confira!

1. Siga as especificações do projeto

Qualidade e comprometimento são qualidades requeridas por um cliente quando procura os seus serviços, então ao fazer a instalação de vidro é preciso que o profissional tenha conhecimento das especificidades do projeto, bem como das normas técnicas para saber selecionar os tipos de vidros e materiais adequados para determinado projeto. No caso de vidro com função estrutural, a especificação será responsabilidade do engenheiro responsável pela obra.

2. Utilize os acessórios de proteção

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são de extrema importância para a instalação de vidro, pois esses acessórios são fundamentais para a segurança do profissional. Braceletes, mangotes, luvas e óculos protetores são itens obrigatórios para o vidraceiro.

3. Observe se há a necessidade de utilizar produtos especiais

Já imaginou o problema que é levar o vidro para instalar e chegando lá se deparar com vários problemas? Isso é muito irritante mesmo. Então, para evitar problemas com perfis, com bolor e com vazamento que irão prejudicar a instalação e danificar a qualidade do acabamento, recomendamos que faça uma averiguação das características do ambiente antes de instalar o vidro.

4. Faça uso de calços de boa qualidade

A Norma Brasileira (NBR 7199 - Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações) regulamenta a aplicação de vidros. Segundo ela, o calço é um elemento que tem a função de manter o vidro em uma posição adequada e evitar o contato direto com materiais que possam causar danos ao vidro. 

Ao instalar vidro, é preciso se atentar às dimensões da lâmina para que os calços suportem um peso maior que somente o vidro.

5. Tenha atenção às folgas

Com o aumento da temperatura, os corpos tendem a aumentar de tamanho. Na Física chamamos esse fenômeno de dilatação térmica. É por isso que ao instalar vidro deve-se deixar folgas para que com o aumento da temperatura os materiais possam se expandir livremente sem acarretar em prejuízos. 

Recomendamos que seja dada uma folga de 5mm para que o fenômeno físico ocorra, mas não interfira na estrutura e nem na qualidade do vidro e dos componentes.

6. Faça a vedação correta

Ao instalar vidro, o profissional pode optar por dois tipos de vedação: borracha e silicone. A correta aplicação da vedação evita que haja vazamento de água dentro da estrutura.

Se optar por aplicar silicone, faz-se necessário colocar nas bordas do vidro uma fita adesiva o que impede que os respingos danifiquem a qualidade do acabamento do material. Agora, se for aplicar borracha, deve-se evitar esticar o material porque pode comprometer a acomodação do vidro e o preenchimento do perfil. 

7. Conte sempre com profissionais qualificados 

Para que a instalação do vidro do seu projeto seja realizada de maneira adequada e sem riscos, você deve contar sempre com profissionais qualificados, pois assim você evita prejuízos tanto para a sua empresa quanto para o consumidor final com retrabalho e atraso na entrega. Além da comprovada experiência dos seus colaboradores, invista em capacitação profissional para que a sua empresa esteja sempre à frente.

Seguindo as nossas dicas, você conseguirá fazer a instalação de vidro adequadamente. Não tem muito mistério, como em todo trabalho, tudo o que precisamos se resume a uma única palavra: ATENÇÃO.

A JJI Vidros é, atualmente, a maior distribuidora de vidros, espelhos e perfis de esquadrias (confira o nosso catálogo) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil em estrutura operacional. Ao adquirir nossos produtos, você conta com qualidade, disponibilidade, entrega e agilidade. Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento.

Posts Relacionados