Julho 2022
No ramo da vidraçaria, não basta saber apenas qual vidro escolher para determinado projeto, é preciso saber quais medidas e materiais são necessários para a instalação do vidro. Após uma breve análise, reunimos neste conteúdo 7 dicas de como proceder para evitar erros e executar de forma adequada e segura a instalação desse material. Confira!
Qualidade e comprometimento são qualidades requeridas por um cliente quando procura os seus serviços, então ao fazer a instalação de vidro é preciso que o profissional tenha conhecimento das especificidades do projeto, bem como das normas técnicas para saber selecionar os tipos de vidros e materiais adequados para determinado projeto. No caso de vidro com função estrutural, a especificação será responsabilidade do engenheiro responsável pela obra.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são de extrema importância para a instalação de vidro, pois esses acessórios são fundamentais para a segurança do profissional. Braceletes, mangotes, luvas e óculos protetores são itens obrigatórios para o vidraceiro.
Já imaginou o problema que é levar o vidro para instalar e chegando lá se deparar com vários problemas? Isso é muito irritante mesmo. Então, para evitar problemas com perfis, com bolor e com vazamento que irão prejudicar a instalação e danificar a qualidade do acabamento, recomendamos que faça uma averiguação das características do ambiente antes de instalar o vidro.
A Norma Brasileira (NBR 7199 - Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações) regulamenta a aplicação de vidros. Segundo ela, o calço é um elemento que tem a função de manter o vidro em uma posição adequada e evitar o contato direto com materiais que possam causar danos ao vidro.
Ao instalar vidro, é preciso se atentar às dimensões da lâmina para que os calços suportem um peso maior que somente o vidro.
Com o aumento da temperatura, os corpos tendem a aumentar de tamanho. Na Física chamamos esse fenômeno de dilatação térmica. É por isso que ao instalar vidro deve-se deixar folgas para que com o aumento da temperatura os materiais possam se expandir livremente sem acarretar em prejuízos.
Recomendamos que seja dada uma folga de 5mm para que o fenômeno físico ocorra, mas não interfira na estrutura e nem na qualidade do vidro e dos componentes.
Ao instalar vidro, o profissional pode optar por dois tipos de vedação: borracha e silicone. A correta aplicação da vedação evita que haja vazamento de água dentro da estrutura.
Se optar por aplicar silicone, faz-se necessário colocar nas bordas do vidro uma fita adesiva o que impede que os respingos danifiquem a qualidade do acabamento do material. Agora, se for aplicar borracha, deve-se evitar esticar o material porque pode comprometer a acomodação do vidro e o preenchimento do perfil.
Para que a instalação do vidro do seu projeto seja realizada de maneira adequada e sem riscos, você deve contar sempre com profissionais qualificados, pois assim você evita prejuízos tanto para a sua empresa quanto para o consumidor final com retrabalho e atraso na entrega. Além da comprovada experiência dos seus colaboradores, invista em capacitação profissional para que a sua empresa esteja sempre à frente.
Seguindo as nossas dicas, você conseguirá fazer a instalação de vidro adequadamente. Não tem muito mistério, como em todo trabalho, tudo o que precisamos se resume a uma única palavra: ATENÇÃO.
A JJI Vidros é, atualmente, a maior distribuidora de vidros, espelhos e perfis de esquadrias (confira o nosso catálogo) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil em estrutura operacional. Ao adquirir nossos produtos, você conta com qualidade, disponibilidade, entrega e agilidade. Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento.
Seu cadastro foi realizado.
Em breve você receberá notícias sobre a
JJI Vidros.