O que é Vidro Laminado e onde aplicar? Conheça seus modelos e vantagens!

Dezembro 2020

O que é Vidro Laminado e onde aplicar? Conheça seus modelos e vantagens!

Curiosidades

Em projetos e aplicações onde a segurança é um item fundamental, o vidro laminado é a escolha ideal. A principal característica dele é que, ao quebrar, ele mantém os estilhaços todos juntos, devido a uma espécie de película que é criada no processo de fabricação. Por isso, o vidro laminado é o mais escolhido para fechamento de varandas, portas, fachadas de lojas, entre outros espaços.

O vidro laminado é produzido a partir de duas ou mais placas de vidro, unidas por uma camada normalmente feita ou de polivinil butiral (PVB) ou de etileno vinil acetato (EVA). É essa camada que, sob pressão e calor, adere ao vidro e, caso o material se quebre, funciona como uma placa de proteção, mantendo os pedaços unidos e evitando ou amenizando acidentes mais graves. 

Quais as Características do vidro laminado?

Desenvolvido no início do século XX por um químico francês, o vidro laminado foi usado em grande escala pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial, como material nas máscaras de gás. Mas a questão da segurança em caso de acidente não é a única característica que agrega valor ao vidro laminado. 

Outro aspecto do vidro laminado é a proteção acústica que ele traz aos ambientes, amenizando sons externos. Além disso, ele também protege dos raios UV, criando uma camada de proteção solar. Essa característica vem da camada de PVB ou EVA. O benefício aqui é tanto para a saúde como para a durabilidade dos móveis e objetos de decoração. 

Aplicações do vidro laminado!

De acordo com a NBR 7199, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que especifica os requisitos para projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil, o vidro laminado deve ser utilizado em locais onde há riscos de impacto humano, como em sacadas, varandas, coberturas, mezaninos, pisos e claraboias.

Além disso, todos esses detalhes fazem do vidro laminado, um dos mais escolhidos para projetos de fachadas, guarda-corpos, box, portas, janelas e até mesmo pisos.

Quando se trata de prédios comerciais, por exemplo, o vidro laminado funciona como um item extra na segurança patrimonial, pois resiste bem a golpes e pressões sem ceder ou quebrar.

As espessuras podem variar conforme a aplicação, caso seja mais decorativo ou com fins específicos de segurança. Os tamanhos mais comuns variam de 6mm até 10mm, sendo normalmente uma combinação de vidro + PVB + vidro. 

A escolha do vidro também pode levar em conta a característica de arquitetura e design do ambiente, pois a forma de fabricação do vidro laminado permite que ele ganhe cores menos convencionais, como por exemplo o vidro laminado verde, que é um dos mais usados ultimamente. 

Na JJI Vidros você pode encontrar os melhores materiais e modelos de vidro laminado. Nossos produtos têm garantia de qualidade e somos especialistas em diversos serviços, como lapidação e corte, além de trabalhar com linhas completas de vidros e espelhos. Agregue valor ao seu projeto com as melhores peças.

 

Posts Relacionados