Lapidação de Vidro: O que é, como é feita e quais os tipos?  - Blog JJI Vidros

Novembro 2020

Lapidação de Vidro: O que é, como é feita e quais os tipos? - Blog JJI Vidros

JJI Vidros

Todo vidro, após cortado, precisa de um processo de acabamento para agregar valor estético, mas também por questões técnicas como segurança e resistência. O processo para isso é feito com serviços como a lapidação de vidro, que funciona como uma modelagem aplicada às bordas, para retirar as irregularidades. É na lapidação que são retirados os cortes e que é aumentada a resistência da peça.

A lapidação de vidro é semelhante ao feito em jóias e itens com pedras preciosas. Essa técnica garante um valor agregado ao produto final, sendo bastante utilizada na produção de tampos de mesas de vidro e espelhos, além de ser fundamental para peças de decoração ou de caráter artístico como os vidros bisotê. 

Como é feita a lapidação de vidro?

Antigamente, o processo usava discos de ferro fundido com areia ou pedra. Hoje em dia, discos de rebolo diamantados são utilizados tanto de forma manual, exercendo uma pressão na superfície das bordas, ou de forma automatizada em máquinas onde o vidro percorre um trajeto enquanto é lapidado. Ao final, há ainda uma etapa de polimento para recuperar o brilho original da peça.

O maquinário utilizado na lapidação de vidro vem evoluindo constantemente e hoje possibilita uma variedade de detalhes produzidos de forma muito mais padronizada e ágil.

lapidação de vidro como é feito

Quais os tipos de lapidação?

A automação do processo de lapidação de vidro permite, hoje em dia, uma variedade muito maior nos tipos produzidos. Os recortes mais tradicionais são aqueles chamados de filetados, mais retos nos cantos. Outro muito usado é o vidro com lapidação com canto moeda, mais arredondado, e as bordas com lapidação meia cana.

lapidação de vidro o que é

Lapidação bisotê

Para espelhos, ou trabalhos em vidros mais artísticos ou peças especiais, a lapidação bisotê é uma das mais tradicionais, usando o chamado canto garrafa, com um detalhe bem perceptível aos olhos do cliente. Na lapidação bisotê é criada uma espécie de angulação que afina a chapa em direção à borda.

Lapidação 2G, 3G E OG

Trabalhos mais complexos e perceptíveis tanto aos olhos quanto ao toque podem ser feitos criando espécies de degraus nas bordas do vidro. É o caso das lapidações 2G, 3G e OG, usando o chanfrado de maneiras variadas. Para esse tipo de lapidação de vidro a peça precisa ter a partir de 15mm e mais de 30x30cm de área. 

A lapidação agrega muito valor a peças que já tenham acabamentos especiais, como é o caso dos vidros fantasia. Esses modelos são muito procurados para ambientação e decoração, além disso, também são muito usados em objetos, como quadros, porta-retratos e painéis.  A lapidação garante a resistência e a segurança de uma peça que será bastante manuseada.

Linha de vidros planos e espelhos você encontra na JJI Vidros. Aqui nós conhecemos todos os processos e técnicas para que seu projeto saia perfeito.

 

Posts Relacionados