História do espelho: Saiba como surgiu!

Junho 2021

História do espelho: Saiba como surgiu!

Curiosidades

O reflexo da imagem sempre despertou curiosidade e encantou o ser humano. Por isso, após descobrir que a água podia refletir sua própria imagem e do que estava a sua volta, foi questão de tempo até o homem criar algo capaz de fazer isso: o espelho. Hoje em dia, este objeto é utilizado como item funcional para o dia a dia, ou como elemento estético, sendo possível até mesmo decorar um ambiente com espelhos.

Quase toda a população atualmente possui, ao menos, um espelho em casa, no trabalho, ou em um local que frequenta. Mas poucas conhecem a história deste objeto básico, mas essencial.

 

Como surgiu o história do espelho?

Os primeiros modelos de espelhos começaram a surgir há cerca de 5 mil anos, na antiga Suméria, atual região do Iraque.

Produzidos em placas de bronze polidas com areia, os espelhos não refletiam as imagens muito nítidas devido ao material utilizado para sua fabricação. Segundo historiadores, a inspiração para essa criação veio após anos do homem observando sua imagem na água.

Porém a história do espelho que conhecemos hoje, começou mesmo no início do século 14. Os artesãos de Veneza, na Itália, perceberam que o vidro refletia muito melhor do que qualquer outro material usado anteriormente. A partir dessa descoberta, eles desenvolveram uma mistura de estanho e mercúrio e passaram a aplicá-la no vidro para formar uma camada refletora.

Pela qualidade da imagem refletida, os espelhos venezianos dominaram o mercado da época, substituindo rapidamente os antigos espelhos de bronze. Porém, o custo para a produção era muito alto.

Apenas cinco séculos depois, no século 19, foram descobertas formas de espelhar o vidro sem este material, utilizando prata química. Esses métodos eram muito mais seguros, simples e baratos, por isso foram difundidas pelo mundo, popularizando o uso do espelho.

 

Mas quem foi o inventor do espelho?

A criação de espelhos revestidos de prata foi atribuída a um químico alemão, chamado Justus Von Liebig, por volta do ano de 1835. Von Liebig também foi inventor de fertilizantes químicos, sabão, explosivos e alimentos desidratados. Os espelhos produzidos antes disso, não foram atribuídos como invenção de uma pessoa em específico, mas sim de povos da época.

 

Como são produzidos os espelhos atualmente?

As técnicas de fabricação dos espelhos no decorrer dos anos não mudaram muito, apenas algumas tecnologias foram adicionadas no processo para garantir durabilidade. Atualmente, eles são produzidos em vidro com uma sobreposição de camadas finas de alumínio ou prata. Os preços são muitos mais acessíveis, por isso, quase toda a população tem pelo menos um espelho em casa.

Se procura por espelhos que possam receber revestimento nas cores prata ou bronze, a JJI Vidros é o fornecedor ideal. O reflexo claro e nítido são a garantia de um produto de qualidade. Além disso, possui tecnologias Salt Spray e Copper Free, garantindo assim, dupla camada de proteção.

 

O que é salt spray e copper free?

O Salt Spray expõe o produto a condições de corrosão, a fim de testar sua resistência e o Copper Free assegura que não há o uso de cobre na composição das peças, tornando-as sustentáveis. Dessa forma, todos espelhos fabricados são eco friendly, resistentes à umidade e oxidação, evitam manchas e possuem uma longa vida útil. Além disso, possui o selo de Qualidade Europeia.

Agora, você já conhece a história dos espelhos, quem criou os primeiros modelos e como são produzidos. A JJI Vidros oferece um atendimento exclusivo para sua empresa. Fornecemos vidros e espelhos cortados e lapidados conforme sua necessidade, garantindo seu estoque personalizado Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos produtos.

Posts Relacionados