Box de Vidro Laminado: Por que é o mais indicado para o projeto do banheiro?

Fevereiro 2021

Box de Vidro Laminado: Por que é o mais indicado para o projeto do banheiro?

JJI Vidros

Cada vez mais as pessoas dedicam investimento e criam expectativas altas para uma parte específica da casa: o banheiro. Por isso, projetos e instalações nesse ambiente devem levar em conta a aplicação, o uso de materiais adequados e de qualidade. Um dos pontos principais é o box para o chuveiro. Nesse sentido, uma opção segura e elegante é o box de vidro laminado.

Alternativa para o vidro temperado, o box de vidro laminado garante a mesma segurança e benefícios, como isolamento térmico e acústico. Em relação à segurança, vale lembrar que a característica desse modelo vem do seu processo de fabricação. Os vidros laminados são produzidos a partir de duas ou mais placas de vidro, unidas por uma camada plástica. É essa camada que, sob pressão e calor, adere ao vidro e, caso o material se quebre, funciona como uma placa de proteção, mantendo os pedaços unidos e evitando ou amenizando acidentes mais graves. 

Aliás, o uso de vidros para banheiros não é apenas uma escolha estética. Há uma norma da ABNT, a “NBR 14207 - Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança”, que dispõe sobre os materiais e usos de vidros. O vidro laminado é um dos modelos permitidos e indicados.

Aplicações do box de vidro laminado

Há um bom tempo os projetos arquitetônicos no Brasil passaram a usar o vidro como acabamento do box de banheiro. O uso do vidro laminado é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. O mais usual é ele ser aplicado nos modelos tradicionais, com os caixilhos de alumínio, normalmente branco.

Porém, projetos e instalações mais contemporâneas passaram a oferecer modelos diferenciados. Uma forma de usar o box de vidro laminado é aplicar caixilhos com aço escovado ou estruturas metálicas mais discretas, em preto ou cobre. 

Outra variação é a aplicação do box de vidro laminado que vai do piso ao teto. Além de elegante, é uma opção que ajuda a economizar água e energia no banho, pois, desde que bem vedado, pode fazer do box uma espécie de sauna, possibilitando o desligamento do chuveiro em um período do banho. 

Tanto para a aplicação tradicional, como para projetos diferenciados, vale lembrar que o box de vidro laminado deve ter uma selagem nas bordas para que a umidade não penetre na lâmina e garanta a maior durabilidade do vidro.

Cores e espessuras

Na JJI Vidros, o vidro laminado vem em opções que variam de 6mm até 10mm, sendo uma combinação de vidro + PVB + vidro. A escolha do vidro também pode levar em conta a característica e decoração do banheiro, pois a forma de fabricação do vidro laminado permite que ele ganhe cores menos convencionais, como por exemplo o vidro laminado verde, que é um dos mais usados ultimamente. 


Na JJI Vidros você pode encontrar os melhores materiais e modelos de vidro laminado. Nossos produtos têm garantia de qualidade e somos especialistas em diversos serviços, como lapidação e corte, além de trabalhar com linhas completas de vidros e espelhos. Agregue valor ao seu projeto com as melhores peças.

Posts Relacionados